sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sinais de Trabalho de Parto (TP)

Alguns indícios indicam que o momento está próximo, entretanto eles podem variar de mulher para mulher. Mas, de maneira geral saiba quais são os principais sinais que o trabalho de parto vai começar.
Na maioria das vezes ele costuma se iniciar na forma de cólicas, de acordo com ginecologistas esse é o início do processo em 60% das mulheres. O vazamento do líquido da bolsa também é bastante comum, ocorre em 20% das gestações, isso acontece porque a mesma se rompe. Outro sinal que costuma aparecer em alguns casos é um pequeno sangramento, que pode ser também um sinal de largada. Mas, ainda há aquelas que não sentem praticamente nada, isso ocorre em 2% dos casos.

Mas, devido a ansiedade que aumenta a cada mês que se passa, especialmente na primeira gravidez, as mulheres podem não saber interpretar alguns desses sinais e terminam por não saber se realmente é a hora de pegar as malas e correr para a maternidade. As contrações, por exemplo, que são os sinais mais comuns de que o trabalho de parto está tendo início podem aparecer na forma de cólicas, que é o indicio que mais confunde as gestantes. Isso acontece porque nos últimos meses de gravidez a mulher costuma sentir um certo desconforto, já que possa estar um pouco inchada, sentindo mais o peso do bebê, que começa a encaixar na pelve. Tudo isso pode fazer com que a mamãe confunda pequenos mal estares com as cólicas.
Por isso, é que a grávida desse perceber se as contrações são regulares, se a intensidade aumenta e o intervalo entre elas diminui. Pois, com essas características as contrações são mesmo sinal de trabalho de parto. 

Para tirar as dúvidas, o líquido amniótico tem um odor bem diferente do da urina, e sua coloração é como água de coco. Mas, o mais importante é ter muita calma nessa hora quando os sinais de trabalho de parto começarem a se manifestar, pois é só em filmes e, em casos raros que os bebês nascem antes que a mamãe consiga chegar à maternidade. 


Lembrando que contrações de trabalho de parto duram entre 45 a 90 segundos, e com intervalos regulares ( 30 em 30, 15 em 15, 5 em 5 ....)

Contração irregular e de 20 segundos não é TP.

Muitas cometem o erro de confundir pródromos com trabalho de parto.
A hora ideal de ir a maternidade é quando as contrações estiverem de 3 em 3 minutos.

Retirado da comunidade Mães Adolescentes - Gravidez (MAG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário